Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Meu Diário
11/02/2018 10h54
Trilha Errante de Bashô

                (Alberto Marsicano)

 

Matsuo Bashô nasceu em 1644 em Ueno, pequena cidade japonesa da província de Iga. Seu pai, Matsuo Yozaemon, era um samurai a serviço do shogunato da família Todo que vivia como professor de caligrafia. (Existe grande similitude entre a arte da espada (Ken-dô) e a arte da caligrafia (Sho-dô). Mas a sorte de Bashô estaria traçada aos nove anos, ao tornar-se amigo do jovem Todo Yoshimada, herdeiro do poderoso clã. Ambos são iniciados na arte da poesia, sob a orientação de Kitamura Kigin (1624-1705) discípulo do renomado Teitoku. Bashô adota o nome literário de Sobo e seu companheiro de Sengin. Estudam com este mestre anos a fio a caligrafia, a poética japonesa e o verso clássico chinês. O primeiro haikai de Bashô data de 1662 quando contava com 18 anos.

.

haru ya koshi

toshi ya yukiken

kotsugomori

.

chegou a primavera

ou se foi o ano velho?

véspera do ano novo.

.

Referência: MATSUO Bashô, Trilha Estreita ao Confin ( tradução: Kimi Takenata, Alberto Marsicano), São Paulo, Iluminuras, 1997


Publicado por Benedita Azevedo em 11/02/2018 às 10h54
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras