Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Textos

Benedita Silva de Azevedo
Discurso de agradecimento por ocasião
da outorga do título de “Cidadã Mageense”,
no dia 09 de junho de 2003,
438º aniversário de Magé



Agradecimento à Câmara Municipal de Magé
e ao Edil Waldomiro de Amorim.


Ex.ma Srª. Representante da Prefeita de Magé.
Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Magé
Il.mos Srs. Vereadores
Caros confrades da Academia Mageense de Letras
Autoridades presentes
Senhoras e Senhores


É com muita honra que recebo o título de Cidadã Mageense.                                 
 
Agradeço ao Ilustre  Senhor vereador Waldomiro de Amorim, que esteve em minha casa para me propor a indicação do meu nome para receber essa homenagem, pelos serviços prestados em prol da Educação e da Cultura Mageense. Foi uma grata surpresa e uma grande alegria.
                       
Sou maranhense, cheguei à cidade do Rio de Janeiro em janeiro de 1987. Em 1989, quando eu e meu marido decidimos procurar um lugar tranqüilo para morar, andamos por várias cidades em busca de algo que nos desse  certa paz e que ao mesmo tempo, ficasse próximo à cidade do Rio de Janeiro, pois lá permaneceriam a maior parte de nossos negócios.
 
Não conhecíamos Magé. Naquele dia, ao entrarmos na rodovia Rio-Teresópolis, após andarmos alguns quilômetros, deparei-me com o deslumbrante visual da Serra dos órgãos. Foi amor à primeira vista. Então falei para Christian: - “Querido, é por aqui que quero ficar”. Compramos a primeira casa que encontramos para vender, à Estrada da Boa Sorte, Leque azul, Mauá. Quatro anos depois, queríamos ficar mais próximo da praia e resolvemos vender aquela casa e compramos outra à Rua Carlos Franco, Praia do  Anil, onde pretendemos permanecer em definitivo.
 
Tenho vasta experiência em Educação, adquirida através dos anos, desde 1972, em três Estados brasileiros: Santa Catarina, Maranhão e atualmente aqui no Rio de Janeiro.  A partir de 1990, tenho trabalhado em várias escolas particulares e públicas em Magé: Faculdade Renato Cozzolino, onde lecionei: Português, Literatura Portuguesa, Literatura brasileira, Lingüística e Oficina de Redações, durante seis anos, até o encerramento das atividades do 3º grau.  No Colégio Nossa Senhora da Guia e Centro Educacional Turma da Mônica.
 
Em 1998, depois de fazer dois concursos públicos, passei a lecionar Português e Literatura, no Colégio Estadual Mauá e na Escola Estadual Oswaldo Cruz. Em 2002 atuei como Gerente de Ensino da Coordenadoria Regional Serrana IV.
 
Com o apoio da direção, tenho feito, anualmente, concursos de Poesias e Redações, no C.E.Mauá, procurando elevar a auto-estima dos alunos, que na maioria das vezes, nem acreditam que foram capazes de escrever seus textos. Foram publicados dois livros com os melhores trabalhos: “Escritores do Colégio Estadual Mauá, Volumes I e II”.
 
Em outubro de 2002, por ocasião da premiação do 8ª Concurso de Trovas de Magé, fui convidada pelo presidente Reinaldo José Ferreira, a participar da Academia Mageense de Letras, era ratificação ao convite que já me fora enviado, um ano antes, pelo confrade Demétrio Sena, por ocasião do lançamento de meu 3º livro “Trajetória”. Esse convite veio de encontro aos meus anseios, pois dentre as coisas que faço a que mais gosto é o ato de escrever. Tomei posse no dia 30 de novembro de 2002.
 
O projeto de publicação de uma antologia, para que nossos escritores tirassem das gavetas, os belos textos que liam em reuniões e publicavam em jornais, apresentado por mim, foi aprovado em 2003 Em cinco meses, com a participação de dez acadêmicos, levamos Magé à XIª Bienal Internacional do livro, no Rio Centro.
             
Atualmente, estou trabalhando no meu quinto livro: O dia-a-dia de uma professora, e reorganizando o livro de poesias, que ainda não tem nome definido. Os dois deverão ser publicados, em 2004. 
 
O Centro Cultura Professora Benedita Azevedo, assim denominado por iniciativa de alguns alunos que freqüentam a minha biblioteca particular, com 3.500 volumes, está à disposição dos estudantes do CE Mauá, desde o ano 2000. Pretendo catalogar o acervo e colocar à disposição da comunidade, especialmente das crianças e adolescentes.
 
Quero parabenizar Magé, pelos 438 anos de sua fundação e agradecer à Câmara Municipal, ao Vereador Waldomiro de Amorim, e ao povo de Magé que me acolheu com respeito e dignidade, dando-me uma nova naturalidade. Tenho muito orgulho de ser mageense a partir desse momento.
           
Praia do Anil, Magé – RJ, 09 de junho de 2003
Benedita Azevedo
Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 01/07/2009
Alterado em 03/07/2009


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras