Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Textos


HAIBUN
.
Afinal, o quê é haibun?
A palavra haibun é formada por hai, de haicai, e bun, que significa escritas, composições ou sentenças (Reichhold, 2002). Bashô praticava o haibun. Considerado um de seus mais importantes trabalhos, adicionando nova profundidade ao que era escrito de forma humorística por seus discípulos. Os primeiros exemplos de haibun são encontrados nas crônicas da história do Japão – The Kojiki. De acordo com Reichhold (2002).
O haibun é um texto curto em prosa, seguido por um ou mais haicais. A prosa que antecede o haicai geralmente se refere a uma experiência vivida pelo escritor. Apesar de uma das características do haibun sugerir a desvinculação do autor ao texto, nem sempre essa regra é cumprida pelos escritores. É comum encontrar em sites especializados sobre haibun a presença do EU, em uma ou noutra parte do haibun. Nos meus, optei por usar o "eu".
.
Haibun nº 1
.

Amanhecer
.

Plantei um pé de trepadeira há dois anos. Vi ontem que tinha se esgueirado entre as folhagens e alcançado o topo do muro de três metros e estava florido. Os muitos afazeres de dona de casa, esposa, mãe e avó desviaram o foco daquele momento. Hoje, na caminhada matinal fotografei para registrar o evento.
.

As primeiras flores
da bougainvillea branca –
sol do amanhecer.
.

Praia do Anil, 31/01/2017
.
.

Haibun Nº 2
.
Lembranças 
.
Pinçando da lembrança, com minha saudade, o cuscuz ao vapor e os bolinhos de arroz fumegantes sobre a mesa, para o desjejum de cinco irmãos antes de ir para escola. Não sei qual a mágica usada pela minha mãe, para segurar aquela montanha de farinha dentro do prato, envolta em um pano branquinho, especial para levá-la ao fogo na boca da panela, com água a ferver. Logo após, as fatias em gomos colocadas à mesa, regadas com leite de coco babaçu... Só a lembrança ativa minhas glândulas salivares. 
.
Manhã barulhenta
e a cerração estival...
Caminho da escola
.
Sabores da infância...
manjares feitos por mãe
voltam à memória.
.
Cheirinho gostoso
dos quitutes da mamãe...
manhã de verão

-
Praia do Anil, 05/02/2017
Benedita Azevedo

 

 
Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 28/02/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras