Foto: em sentido horário: Marilza de Castro, Vanise Buarque, Benedita Azevedo, Márcia Soares, Carol Ribeiro, Teruko Oda, Guin Ga, Nelson Savioli e Celso Pestana, de camisa vermelha.
Águas de Março
O Grêmio Haicai “Águas de Março”, na cidade do Rio de Janeiro, foi fundado em 16 de fevereiro de 2008, com a presença dos coordenadores do Grêmio Haicai Ipê, Edson Kenji Iura e Teruko Oda. Alguns haicaístas marcaram presença: do Ipê, Márcia A. F. Soares e Carol Ribeiro; do novo Grêmio: Celso Pestana, Guin Ga Eden, Marilza de Castro, Nelson Savioli, Vanise Buarque, Djalda Winter Santos e Benedita Azevedo. Guin Ga e Benedita também pertencem ao Grêmio Ipê.
Prestigiaram o evento os haicaístas: Lena Jesus Ponte, Vanderlino Teixeira, Iraí Verdan, Paulo Roberto Cecchetti e Luís Antônio Pimentel, um dos primeiros praticantes do haicai no Estado do Rio de Janeiro, com 95 anos.
Contamos também com a presença de intelectuais de outras instituições: Alzir Ferreira, presidente da Academia Mageense de Letras; Jane Silva de Azevedo, consulesa de Poetas Del Mundo, O casal Vera Lúcia e João Luís Dias da Fonseca, cientistas da FIOCRUZ e mais uma dezena de amigos dos haicaístas.
A inauguração teve início nas dependências da Fundação Roberto Marinho à Rua Santa Alexandrina, às 15 horas. O ponto central foi a palestra de Edson Kenji Iura: “MUNDANISMO E TRANSCENDÊNCIA NO HAICAI DE BASHÔ”. Logo após a palestra, Benedita Azevedo, em rápidas palavras, apresentou as linhas gerais do novo grêmio e a importância do Grêmio Haicai Ipê, como inspiração para a fundação dos dois Grêmios do Estado do Rio de Janeiro: Grêmio Haicai Sabiá em Magé e agora o Grêmio Haicai “Águas de Março”, na Cidade Maravilhosa. Em seguida deu dois temas: arco-íris e flamboyant, para que fossem compostos haicais em 20 minutos (sekidai). Os poemas foram avaliados em reunião do novo Grêmio.
Foram lançados os livros “Buragiru - haicais” de Nelson Savioli e “Gota de Orvalho – haicai” de Benedita Azevedo. A primeira parte do evento fechou com um saboroso lanche oferecido pela Fundação. O jornalista André Miranda, do jornal O Globo,
entrevistou alguns dos haicaístas presentes.
Seguindo a programação, os haicaístas do Grêmio Haicai Ipê e do Novo Grêmio partiram para outra atividade, o Renga (composição de versos encadeados) no bar Amarelinho, onde permaneceram até as 22 horas.
Os objetivos do Grêmio Haicai “Águas de Março” são: Discutir o haicai como forma poética. Praticar periodicamente o haicai, presencial e remotamente. Divulgar os haicais dos membros do Grêmio. Promover encontros e discussões sobre o haicai, no Rio de Janeiro. Intercambiar idéias e experiências com os demais grêmios de haicai.
O grêmio funcionará em caráter permanente, com reuniões mensais, às terceiras quartas – feiras, das 16 às 18horas.
Endereço:
Rua Evaristo da Veiga, 83 / 401, Lapa.
20031-040 -- Rio de Janeiro, RJ
E-mail: benedita_azevedo@yahoo.com.br
Telefone: 2631 – 2015
Benedita Silva de Azevedo, coordenadora do novo grêmio, é membro efetivo da Academia Mageense de Letras, do Grêmio Haicai Ipê, Presidente da Academia Pan – Americana de Letras e Artes, Diretora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, Delegada da Associação de Poetas Profissionais/RJ ( APPERJ), Delegada do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, Delegada do Portal CEN “Cá Estamos Nós” de escritores luso-brasileiros, coordenadora do Grêmio Haicai Sabiá e Consulesa de Poetas Del Mundo.
Haicais compostos durante a inauguração. Temas: arco-íris ou flamboyant.
Lentidão pós chuva –
Um pedaço de arco-íris
No espelho do carro.
Teruko Oda
Na manhã de sol,
Raios de luz no jardim:
Flamboyant florindo.
Paulo Roberto Cecchetti
Volta para casa –
Lá longe, no fim da estrada
O pé do arco-íris.
Edson Kenji Iura
Parou de chover –
No fim do arco-íris
O morro do Estácio.
Celso Pestana
Flores espalhadas
Sob o pé de flamboyant –
Enfeite do dia.
Benedita Azevedo
Manhã de despedida
Um arco-íris enseja
A boa ida.
Carol Ribeiro
Arco-íris no céu,
Gotas d’água em suspensão,
Tudo é transitório.
Marilza de Castro
A chuva se foi...
No local do ouro escondido
O pé do arco-íris.
Guin Ga
O arco-íris, no céu,
É uma flor musical
Com as sete notas.
Luís Antônio Pimentel
O arco-íris brilha
Nos olhos da criança.
É verão no Rio.
Nelson Savioli
Entre nuvens cinza
Após tempestade
Surge o arco-íris
Márcia A.F. Soares
Chuva de verão.
Chega e vai e surge o sol
Desenha um arco-íris.
Lena Jesus Ponte
O céu adornado –
Curva multicolorida
Tem ouro aos pés.
Vanise Buarque
Floresce feliz
Solitário flamboyant
No cimo do morro.
Vanderlino Teixeira
Após o aguaceiro,
Surge o arco esplendoroso –
Belo arco-íris!
Iraí Verdan
Rio de Janeiro, 20 de março de 2008
Benedita Azevedo
www.beneditaazevedo.com