Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Meu Diário
19/02/2012 22h15
Benedita Azevedo é empossada na AICLA

ACADEMIA ITAPECURUENSE DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES

- AICLA -

FUNDADA EM 07 DE NOVEMBRO DE 2011

CASA DE MARIANA LUZ

 

A Professora, Benedita Azevedo torna-se imortal em mais uma Academia de Ciências, Letras e Artes.  Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Arte (APALA), Presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé (ACLAM) e membro de muitas outras, tomou posse como membro efetivo, cadeira 34, patronímica de Zuzu Nahuz, agora, em sua cidade natal, Itapecuru-Mirim-Maranhão. Foi empossada na Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), em cerimônia na Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, dia 13 de janeiro de 2012.  

BENEDITA FALA DA HONRA DE PERTENCER À  AICLA:

“Em janeiro de 2011 estive em Itapecuru-Mirim.  Na ocasião fiz o relançamento de um dos meus livros “Fatalidades da vida”, publicado em 2006. Compareceram  amigos, familiares e escritores locais. Então, fiquei sabendo que buscavam a criação da Academia de Letras, um sonho antigo estimulado pelo Professor João Silveira.  Pus-me à disposição para colaborar com tão esperado evento.

Passados dez  meses, exatamente, em dois de novembro, recebi o convite para  ser membro efetivo fundador da nova instituição. Sinto-me bastante honrada com tal evento. Em 2010 ao ser convidada a participar da Real Academia de Letras de Porto Alegre,  escolhi como patronesse, Mariana Luz, escritora Itapecuruense, agora, a dona da casa das letras de Itapecuru.

 “Embora participe de várias Academias de Letras, no Brasil e em Portugal, sendo presidente de duas delas e participando da Diretoria de outras, nada se compara à alegria de participar da Academia de Letras da minha querida cidade natal”.

 

INSTITUIÇÔES DAS QUAIS PARTICIPA

Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes

Presidente da Academia de Ciência, Letras e Artes de Magé - ACLAM

Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - ImBrasCI

Fundadora do Grêmio Haicai Sabiá - Magé - RJ

Fundadora do Grêmio Haicai Águas de Março - Rio de Janeiro -RJ

Patronesse da Academia Virtual  Sala de Poetas e Escritores

Delegada do Portal CEN - Portugal

Delegada do Clube de Escritores de Piracicaba - SP

Delegada da APPERJ, Associação de Poetas Profissionais do Rio de Janeiro

Membro efetivo da Academia Brasileira de Estudos e pesquisas Literárias; da Academia Mageense de Letras; da União Brasileira de Trovadores, sessão RJ; do Grêmio Haicai Ipê-SP e da ABRALI. Membro fundador da Academia de Letras e Artes Lusófonas-ACLAL; Membro correspondente da Real Academia de Letras de Porto Alegre/RS. Pertence ao movimento Poetas Del Mundo - Cônsul de Magé – RJ. Membro do Centro de Literatura do Forte de Copacabana. Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Castro/Acre. Sócia do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro.

 

 


Publicado por Benedita Azevedo em 19/02/2012 às 22h15

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras