Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Textos

Termos haicaístos
Termos “haicaístico”.

Haibum - Narrativa entremeando prosa e Haicais;

"Afinal, o quê é Haibun?
          A palavra Haibun é formada por hai, de haicai, e bun, que significa escritas, composições ou sentenças (Reinhold, 2002).
          Bashô praticava o Haibun considerado um de seus mais importantes trabalhos, adicionando nova profundidade ao que era escrito de forma humorística por seus discípulos. Os primeiros exemplos de Haibun são encontrados nas crônicas da história do Japão – The Kojiki. De acordo com Reinhold (2002).
          O Haibun é um texto curto em prosa, seguido por um ou mais haicais. A prosa não explica o haicai que a sucede e é introduzido de maneira como se a prosa continuasse. Se refere a uma experiência vivida pelo escritor, mesmo que uma das características do Haibun sugira a desvinculação do autor ao texto". (do meu livro de haibun inédito)

Emi (恵美) Benedita Azevedo
.
Haicai - No Japão moderno, a palavra é usada num contexto mais
amplo, para  referir-se tanto ao "haikai  no renga" quanto ao "haiku". Mas, no Brasil, adotou-se desde o começo a palavra "haikai" em razão do caráter cacofônico de "haiku". Depois da reforma ortográfica que retirou a letra "k" do alfabeto, passou-se a grafar "Haicai, da maneira que é adotada hoje nos dicionários;
.
Haiga -  Pintura de caráter abstrato, com um Haicai nela escrito;
.
Haijin -  Poeta que escreve Haicais;
.
Haiku -  Neologismo (HAIkai + HokKU) criado por Shiki, no século XIX, para designar o poema independente de 5-7-5 sílabas poéticas;
.
Haimi – é a combinação de coisas como intuição, mistério, economia de elementos, simplicidade, sutileza. Combinação – não é tudo junto – também dá muitos paladares de haicai.
.
Hokku - Originalmente, no renga, a primeira estrofe do poema com 5-7-5 sílabas poéticas, que mais tarde se tornou um poema independente, contendo o termo de estação e a palavra de corte;
.
“hokk  Hokku quer dizer primeira estrofe ou primeiro “verso”, em sentido livre. Designa a sequência de 17sons que abre um renga.
.
Ginkô - (passeio com o objetivo de se escrever haicais) Os haicaístas saem com caneta e papel, fazem seus poemas e depois reúnem-se para avaliar os haicai.
.
Kendai (lição de casa) - Dados os temas, o haicaísta comporá seus haicais em casa para serem apresentado na próxima reunião.
.
Sekidai – Lição da hora (dado o tema o haicaísta terá 20m para compor seu haicai)
.
Kidai (lição escolar de casa)
Kigo - Termo de estação. Palavras e expressões que estão tradicionalmente ligados a uma determinada estação do ano.
.
Kireji - Palavra de corte. Palavra ou expressão que indica uma pausa, vindo, geralmente, no fim de um dos versos. Funciona como um tipo de pontuação falada;
.
Kisetsu -  As estações do ano. Elemento que aborda os sentimentos causados no haicaísta com a passagem do tempo, e os eventos característicos do ciclo sazonal;
.
Renga - Poema de estrofes alternadas de 5-7-5 e 7-7 sílabas poéticas, geralmente, compostos por dois ou mais poetas. É composta de 36, 50, 100, 1000 ou mais estrofes.
.
Saijiki - Catálogo de kigos – No Japão há um catálogo com 40.000 kigos.
.
utamakura  - (lugares reconhecidos como "poéticos" desde tempos remotos). Shirane diz, inclusive, que, da mesma forma que há listas de kigo no Japão, há listas de utamakura, as quais guiam os haicaístas pelos locais de visitação que têm "essência poética" digna de um haicai.
.
Yugen – Beleza misteriosa
-
Publicado em 2015, na II antologia do Grêmio Haicai Águas de Março.
---------------------------
continua - 2021
-
"haigô" - nome poético
-
“haigô” de Benedita Azevedo:
EMI (a beleza do seu grande coração)
HAICAI DOOLIN (amiga do haicai)
-
Makoto – A lei do universo. A lei básica de toda existência cósmica. Segundo Bashô, MAKOTO no haicai é: “aprenda a respeito do pinheiro, diretamente do pinheiro”, “a respeito do bambu, diretamente do bambu”.
-

Boa pesquisa
Benedita Azevedo

Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 30/05/2021
Alterado em 02/06/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras